A reabilitação vestibular é uma área específica da fisioterapia que busca o tratamento de distúrbios vestibulares e da cinetose de movimento por meio de exercícios e manobras específicas. Esses distúrbios podem afetar o equilíbrio e a coordenação do paciente, podendo levar a sintomas como vertigem, tontura e náuseas. A fisioterapia vestibular (FV) ou reabilitação vestibular (RV) é um método que tem sido aplicado há mais de 70 anos, comprovando sua eficácia na reabilitação de pessoas com distúrbios vestibulares.
O tratamento é elaborado a partir de uma avaliação funcional do paciente, com diagnóstico específico para a aplicação do tratamento mais adequado, que pode ser através de exercícios (cinesioterapia) ou manobras especiais, suaves e indolores. O objetivo é restaurar a função vestibular do paciente, melhorando sua qualidade de vida e prevenindo quedas e acidentes.
Dessa forma, a fisioterapia na reabilitação vestibular é uma área muito importante e eficaz no tratamento de distúrbios vestibulares, proporcionando ao paciente uma recuperação mais rápida e eficiente, além de uma melhor qualidade de vida.