BRUXISMO

Podendo afetar tanto adultos quanto crianças o bruxismo é um transtorno caracterizado pelo...

Dra. Edilene Santos

4/16/2023

Bruxismo
Bruxismo

Bruxismo: o que é, sintomas e tratamentos

Podendo afetar tanto adultos quanto crianças o bruxismo é um transtorno caracterizado pelo ranger e ou apertar dos dentes, ele ocorre tanto durante o dia quanto à noite. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com bruxismo, porém muitas pessoas têm esse hábito, mas algumas não se dão conta de que o fazem.

Sinais e Sintomas

Os sintomas mais comuns incluem dor na face e pescoço, dor de cabeça que começa nas têmporas, dor de ouvido ou inflamação na articulação temporomandibular, e distúrbio no sono.

Entre os sinais podemos citar desgastes nos dentes, lesões na parte interna das bochechas conhecidas como linhas albas, fissuras e traumas nos dentes e osso da mandíbula e perda óssea que geralmente identificados por meio de radiografias.

Causas do bruxismo

As causas do bruxismo podem ser diversas, como fatores genéticos, neurológicos, respiratórios e psicológicos. Além disso, o bruxismo pode estar relacionado a situações de estresse, tensão e ansiedade, consumo excessivo de cafeína, álcool ou cigarro.

Outras causas do bruxismo incluem o uso de medicamentos psiquiátricos e antidepressivos, bem como fármacos administrados para condições neurológicas como, a Doença de Huntington e a Doença de Parkinson.

 Classificação e Tipos de bruxismo

O bruxismo pode ser classificado de acordo com a sua manifestação, podendo ser noturno ou diurno, excêntrico e cêntrico ou primário e secundário, ou seja, podem variar de acordo com os autores e especialistas da área.

Porem de maneira geral, o bruxismo é dividido em duas categorias: o bruxismo diurno e o bruxismo noturno.

 Diurno ou em vigília

O bruxismo diurno também chamado briquismo ou bruxismo em vigília e bruxismo cêntrico, tem como principal característica o apertar dos dentes ao longo do dia. Essa ação ocorre de forma involuntária pela contração dos músculos da mastigação.

Muitas pessoas descrevem esse distúrbio como um tique, ou até mesmo um mal hábito, e geralmente está relacionado a tensão, ao estresse e à ansiedade. 

Noturno ou do sono

O bruxismo do sono é mais comum e mais difícil de ser controlado, uma vez que ocorre enquanto a pessoa está dormindo, pode ser desencadeado por uso de medicamentos, apneia do sono e distúrbios neurológicos. Sua principal característica é o ranger, porém algumas pessoas também apresentam o bater dos dentes e alguns sinais e sintomas clínicos, como desgaste dental, dor facial e dor de cabeça.

 Primário e Secundário

Quanto a classificação pode ser primário e secundário.

Bruxismo primário ou idiopático é um distúrbio funcional, ou seja, é quando o apertamento ou ranger dos dentes ocorre sem uma causa específica e pode ser tanto diurno quanto noturno.

Já o bruxismo secundário está associado com outros transtornos como o uso de certos medicamentos, problemas de saúde, dificuldades respiratórias, distúrbios do sono e má oclusão. Ele também pode ocorres durante o dia ou durante a noite.

Porém é importante diferenciar esses dois tipos de bruxismo, pois apresentam fisiopatologias e tratamentos distintos.

Tratamento

O tratamento do bruxismo depende da causa e pode incluir terapia comportamental, uso de dispositivos interoclusais como as placas estabilizadores e miorrelaxantes, medicamentos e exercícios de relaxamento muscular.

Nesse contexto, a fisioterapia tem recursos próprios que podem ajudar a reduzir os traumas causados pelo bruxismo.

As sessões de fisioterapia devem ter como objetivo o alivio dos sintomas dolorosos, diminuir a tensão e contraturas musculares, utilizando técnicas como massagens, alongamento muscular, exercícios neurofuncionais para os músculos faciais associados aos recursos dry needling ou agulhamento seco, acupuntura e eletrotermofototerapia. Entretanto, é importante destacar que a cooperação do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.

Bruxismo